terça-feira, 1 de março de 2011

G.D. Sesimbra perde no Vila Amália!

Este domingo disputou-se a antepenúltima jornada da 1ª. Fase do Campeonato Nacional da 3ª. Divisão – Série F, com a equipa do G.D. Sesimbra a receber o C.F. Esperança de Lagos no seu reduto.

O encontro teve duas partes um pouco distintas, com o primeiro tempo a desenrolar-se de forma pouco qualificada em termos técnicos, com as duas equipas a praticar um futebol muito táctico o que resultou em raras ocasiões de golo, no entanto, a equipa forasteira obteve um pendor mais ofensivo que a equipa sesimbrense.

Relativamente a casos do jogo, regista-se uma possível grande penalidade que ficou por marcar para a equipa da casa.No fim da 1ª. parte, o resultado fixava-se num previsível zero a zero.

Para a segunda parte, a equipa da casa conseguiu chegar um pouco mais á frente no terreno, o que fez com que a partida se torna-se um pouco mais emotiva, por conseguinte, apesar das duas equipas quererem animar um pouco o jogo com um futebol mais ofensivo, a equipa de arbitragem não quis ficar atrás e decidiu entrar “a pés juntos” na partida com decisões estapafúrdias que demonstram que o Nacional da 3ª. Divisão continua a trabalhar bem nas jornadas que antecedem o final da primeira fase.

No desenrolar do jogo e quando nada fazia prever, a equipa algarvia adianta-se no marcador 10 minutos após o reinicio da partida, o que fez com que o Sesimbra tivesse de se chegar com mais audácia no plano ofensivo que embateu claramente no condicionamento efectuado por parte da equipa de arbitragem que com algum receio talvez?! que a equipa da casa chega-se ao golo do empate, decidiu começar a colocar entraves a qualquer tipo de resposta ao golo sofrido e passados 8 minutos do golo visitante expulsou o atleta João Mata num lance precedido de falta sobre o mesmo jogador não assinalada.

Assim sendo, a equipa sesimbrense ficaria reduzida a 10 jogadores o que tornaria a reviravolta cada vez mais inatingível, para não bastar passados mais dez minutos de jogo, a decisão anedótica do árbitro auxiliar do lado da bancada, que numa jogada normalíssima deu instruções claras ao seu colega de equipa para expulsar com vermelho directo o jogador Paulo Manita, reacção imediata do árbitro da partida que parece ter agradecido a indicação e de forma “alegre” expulsa o referido atleta.

No seguimento destas circunstâncias, era totalmente impossível chegar á vitória e já nos descontos a equipa de Lagos pôs o ponto final na partida e fixou o resultado final em duas bolas a zero.

No fim do encontro e no centro do terreno, assistiu-se a uma festa restrita entre a equipa visitante que obtinha uma importante vitória e espante-se para o facto de estarem presentes nessas restrita festa a equipa de arbitragem extremamente alegre como se de uma missão cumprida se tratasse!

Será que não era mesmo uma missão???!!

O Adepto Sesimbrense.

G.D. Sesimbra derrota Nafarros!

No passado sábado, dia 26 de Fevereiro de 2011, realizou-se mais uma jornada de hóquei em patins da 2ª. Divisão Nacional – Zona Sul e Ilhas, que opôs a equipa do G.D. Sesimbra ao aflito Nafarros.

O encontro disputado no pavilhão do clube sesimbrense, foi assistido por pouca gente, contudo, não deixou de ter sido uma boa partida de hóquei em patins, com a equipa da casa a comandar o jogo desde cedo.

O primeiro tempo decorreu num ritmo não muito elevado, com a equipa da casa a jogar sem grandes acelerações e na certeza de que os golos iriam surgir naturalmente com o desenrolar do jogo, chegando-se ao intervalo com o marcador a fixar-se num 2 – 0.

Os segundos 25 minutos, foram um pouco diferentes, com a equipa forasteira a arriscar um pouco mais na tentativa de reduzir o marcador e pelo menos chegar ao empate visto que se encontra numa posição extremamente perigosa no que respeita à manutenção neste campeonato.

A equipa comandada por Artur Pereira chegou aos 3 – 0 por intermédio do treinador/jogador sesimbrense, por sua vez, a equipa do Nafarros conseguiu reduzir para 3 – 1, mas a supremacia do Sesimbra fez-se notar e foi sem grande espanto que o resultado final se fixou no 5 – 1.

Refira-se o facto de que a equipa do Nafarros, no segundo tempo insistiu num jogo mais agressivo tendo ficado por expulsar um elemento da sua equipa por nítida agressão ao atleta Mário Conceição, por conseguinte, a dupla de arbitragem neste segundo tempo também que aquecer um pouco o encontro com decisões desnecessárias para um jogo que em nada tinha por onde inventar devido á clareza do resultado.

Assim sendo, a equipa da casa ascendeu ao 9º lugar da tabela classificativa com 26 pontos, enquanto a equipa visitante mantém-se na antepenúltima posição com apenas 12 pontos.

O Adepto Sesimbrense.

Voleibol em Balanço!

Na passada semana, entrámos em contacto com o coordenador da secção de Voleibol do G.D. Sesimbra, Prof. António Piedade, que se prontificou a disponibilizar-nos um balanço geral da modalidade na presente época desportiva de 2010/2011.

“A secção de voleibol do Grupo Desportivo de Sesimbra, continua a sua actividade na época desportiva de 2010 2011.

Com cerca de 90 atletas federados divididos pelos diferentes escalões etários o Grupo desportivo de Sesimbra continua a ser um dos clubes mais representativos da Associação de Voleibol de Lisboa.

Neste projecto para além da parte competitiva, o Sesimbra complementa a formação dos jovens atletas através de ensinamentos diversos fundamentais para a formação do Homem.

No que respeita aos objectivos traçados no inicio de época nomeadamente o apuramento para as 2ª fases dos campeonatos Nacionais apenas as equipas de juniores e seniores femininos cumpriram para já esse objectivo.

As juvenis foram eliminadas do campeonato Nacional no Play-off de acesso à 2ª Fase.

As nossas iniciadas equipa formada de novo este ano, não conseguiu o apuramento passando a disputar o Campeonato Regional. No que respeita à equipa de infantis femininos está neste momento a disputar o Play-off de apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional.

Para além destes escalões o Sesimbra disputa ainda no escalão de Seniores Masculinos o Campeonato do INATEL, tendo vencido o seu grupo na primeira fase do mesmo sem nenhuma derrota, encontrando-se neste momento a disputar a serie dos primeiros, lutando pela passagem à fase final do referido campeonato.

Também não menos importante é o trabalho desenvolvido na escolinha de voleibol que trabalha às 4ª e 6ª feiras no Pavilhão de Sampaio espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Sesimbra.

O voleibol é a 2ª modalidade mais praticada no Concelho de Sesimbra, logo atrás do Futebol, o sue publico são na grande maioria do sexo feminino. Para que isto aconteça torna-se fundamental o papel das Escolas do concelho particularmente a EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho que ao longo dos tempos tem dinamizado a modalidade através do Desporto Escolar.
Mas nem tudo são rosas, o voleibol sente algumas dificuldades para dar continuidade à sua actividade os apoios são poucos e mesmo os protocolados tardam em ser cumpridos, o que põe por vezes em risco a qualidade da nossa intervenção e poderá mesmo por em causa a continuidade da nossa modalidade.”

Endereçamos os melhores cumprimentos ao António Piedade com o desejo de que a modalidade que tanto tem demonstrado qualidade ao longo dos anos continue o seu bom trabalho.

O Adepto Sesimbrense.