quarta-feira, 21 de abril de 2010

Crónica do Adepto! (17/18-4)

Esta edição da “Crónica do Adepto” fica marcada pela excelente qualificação dos Séniores Masculinos de Hóquei em Patins para os 1/8 Avos de Final da Taça de Portugal e pelo derby do Concelho entre o Sesimbra e o Alfarim.

Relativamente aos escalões de formação, em hóquei em patins destaca-se a vitória dos Infantis por 7 – 3 frente ao Seixal FC, quanto ao futebol, destaca-se o empate fora de portas dos Juniores ante o Seixal a uma bola, o empate das Escolas “A” a duas bolas frente ao Silveirense e as vitórias dos Infantis “B” por 4 – 0 frente ao Alcochetense e a vitória das Escolas “B” por 7 – 5 frente ao C.R.I..

No que respeita ás modalidades seniores, em hóquei em patins, as Séniores Femininas venceram em Tomar por 5 – 1, enquanto os Séniores Masculinos venceram em Sesimbra por 4 – 3 o Infante Sagres, quanto ao futebol sénior deu-se o empate a zero entre o clube sesimbrense e o Alfarim.

Começando a nossa análise pelo Hóquei em Patins Sénior Masculino, a nossa equipa realizou uma das melhores exibições da época desportiva 2009/2010. Sendo um jogo de Taça de Portugal e frente a uma equipa experiente e a realizar um excelente campeonato, perspectivava-se um encontro emotivo, com muito equilíbrio e a ser decidido nos detalhes. O jogo teve inicio de forma algo “retraída” por parte das duas formações em que ao longo dos primeiros vinte cinco minutos a bola foi rolando de forma cuidada, sem arriscar qualquer tipo de jogada que pudesse correr mal. Sendo assim, pode-se dizer que a primeira parte foi apenas de reconhecimento, onde o ritmo foi bastante lento, onde o único ponto alto foi o golo de Luís Sousa a 8 segundos do final da 1ª parte num remate forte ainda longe da área visitante e assim se chegou ao apito do descanso.
Na segunda parte as duas equipas vinham decididas a praticar o seu hóquei e assim se iniciou um renovado jogo com um ritmo bem mais elevado o que originou a concretização de vários golos que animaram o fim de tarde de sábado. Ao praticarem o seu hóquei, a nossa equipa acabou por se superiorizar na finalização, contudo, a marcha do marcador foi teimosamente equilibrada até ao 4 – 2 que correspondeu à melhor fase do nosso Sesimbra que pautadamente e com o rodar de todos os elementos conseguiu ritmar o encontro através de uma posse de bola invejável que foi enervando alguns dos experientes atletas adversários que não esperavam que fôssemos capazes de os dominar ao longo dos segundos vinte cinco minutos.
Apesar do nosso domínio, numa stickada em sorte com alguns desvios à mistura lá conseguiram concretizar o 4 – 3 e assim se chegou ao fim do encontro, registando-se o enorme nervosismo da equipa visitante, com os jogadores a perderem a cabeça e a terminarem o jogo com agressividade desnecessária, mas é normal, as equipa do Norte estão habituadas a mandarem nos jogos e nos árbitros sempre que actuam nas suas regiões, e por vezes esquecem-se que nos outro pavilhões também existem ambientes adversos como aconteceu no sábado em Sesimbra.

Passando para o futebol sénior, no domingo ocorreu a 28ª. Jornada e antepenúltima da 1ª. Divisão Distrital da A.F. Setúbal com o derby entre o G.D. Sesimbra e o G.D. Alfarim.
Depois de uma semana algo atribulada entre alguns intervenientes do encontro, o mesmo ocorreu com enorme Fair Play entre os dois conjuntos que se respeitaram mutuamente ao longo dos 90 minutos. Relativamente ao jogo em si, este iniciou-se perante uma excelente assistência que apoiou e incentivou a sua equipa incondicionalmente durante o tempo jogado. Os dois conjuntos entraram no encontro a um ritmo extremamente controlado, sendo a primeira parte jogada quase na sua totalidade sobre o meio campo, onde o Sesimbra tentava marcar o seu golo e o Alfarim a aproveitar as saídas rápidas para o ataque no intuito de “apanhar” a equipa da casa em contra pé e assim finalizar, mas devido ao equilíbrio “perfeito” que se mostrou, nada havia a fazer para que o resultado se alterasse até ao intervalo. Na segunda parte o jogo foi um pouco diferente, em que o Sesimbra começou a tomar conta do mesmo tendo sempre mais bola e mais balanceamento ofensivo, ocorrendo numa destas iniciativas atacantes uma grande penalidade que certamente resolveria a questão não fosse Tiago Carvalho altamente desinspirado falhar uma das únicas hipóteses claras de golo. Até ao final do encontro e já com o Alfarim a jogar com 9 elementos o Sesimbra instalou-se no meio campo adversário mas a pressão e os nervos do encontro aliados a um treinador pouco espevito na questão das substituições levaram a que o jogo tivesse chegado ao fim com o nulo no marcador. Em termo geral não se pode afirmar que o resultado tenha sido injusto, pois a equipa visitante mostrou grande personalidade defensiva, mantendo posse de bola sempre que lhe foi possível, conseguindo na maioria das vezes retirar a pressão da sua grande área. Contudo, contou também com um desinspirado Sesimbra em termos ofensivos que raras vezes criou perigo para a baliza do concentrado guarda redes visitante.
Quanto à nossa curiosidade relativamente à arbitragem, as nossas suspeitas confirmaram-se pois a mesma foi cumprida com imensa habilidade em que apesar de ter assinalado uma grande penalidade (por indicação do árbitro assistente) e por ter expulsado dois jogadores do Alfarim, o mesmo não assinalou qualquer falta à entrada da área visitante para a equipa da casa, singindo-se apenas à marcação das faltas sofridas no meio campo e nas laterais, vá-se lá saber porquê!

No próximo domingo dia 25 de Abril, traduz-se no dia C de Campeão, pois irá decidir-se em Sesimbra o próximo Campeão da 1ª. Distrital num jogo a realizar no Estádio da Vila Amália pelas 16:00 horas!

Posto isto, temos todos de estar presentes ainda em maior número para sermos muitos a silenciar os adeptos montijenses que virão certamente em grande número apoiar a sua equipa.

Sesimbrenses, não podemos deixar a nossa equipa em vão! Temos todos de apoiar! Temos de os levar ao Titulo tão desejado por todos Nós!

Domingo – 25 de Abril – 16:00 horas

GD Sesimbra – CO Montijo

NÃO PODES FALTAR!!!

O Adepto Sesimbrense.