quarta-feira, 3 de março de 2010

Artur Pereira em Entrevista Exclusiva "O Adepto Sesimbrense"!

Hoje estamos em entrevista com Artur Pereira que para quem não conhece é já á alguns anos Treinador e Jogador da equipa de Séniores Masculinos de Hóquei em Patins do G.D. Sesimbra.

O seu percurso a nível de currículo é bastante vasto atingindo por várias vezes o estatuto de Internacional pela Selecção Nacional da modalidade.

Iniciando a sua carreira na formação sesimbrense, passou por clubes como o Sporting C.P., S.L. Benfica, S.C. Tomar, H.C. Turquel e H.C. Sintra.

Entrevista:

Adepto Sesimbrense - O que é para si o Hóquei em Patins?

Artur Pereira - Para mim o Hóquei em Patins é uma das minha grandes paixões, é uma actividade que faz parte da minha vida desde os 6 anos e que de certeza vai fazer parte do resto da minha vida.

A.S. - Como é para si jogar e treinar o clube da sua terra?

A.P. - Para mim jogar e treinar o Sesimbra é um enorme prazer.

Como jogador foi o cumprir de um sonho que eu tinha que era de acabar a minha carreira no clube que me formou, como treinador acho que nada melhor do que começar a minha actividade no meu clube, tentando retribuir ao Sesimbra o que me deu nos anos em que fui atleta.

A.S. - O que é para si o Grupo Desportivo de Sesimbra?

A.P. - O Grupo Desportivo de Sesimbra para mim é o clube que ajudou na minha formação tanto de homem como de atleta, foi o clube onde eu me iniciei no Hóquei em patins, onde estive até aos 17 anos e regressei mais tarde aos 29 anos.
A nível pessoal o Sesimbra e as pessoas que me acompanharam ao longo da minha adolescência, foram parte importante da minha formação como homem, o tempo passado no clube acabou por ser um complemento à boa educação dada pelos meus pais, por isso tudo estou muito agradecido ao Grupo Desportivo de Sesimbra e a todas as pessoas que me tem acompanhado dentro do clube.

A.S. - Continuando a praticar um hóquei a que nos tem habituado, sente-se capaz de continuar a maravilhar os espectadores com as suas presenças em ringue? Iremos ter o Artur Pereira por mais anos a praticar o seu desporto de eleição (o Hóquei em Patins)?

A.P. - O Artur Pereira neste momento sente-se com condições físicas e psicológicas para continuar a jogar, mas no final da época irei fazer uma auto-avaliação para ver se continuo a jogar ou se está na hora de pendurar as botas. Mas em qualquer dos casos serei eu sempre quem irá decidir se continuo ou não.

A.S. - Falando mais em termos técnicos, sente-se capacitado para levar o nosso clube de volta aos grandes palcos?

A.P. - Neste momento sinto que estou mais preparado do que quando comecei à 9 anos atrás, como se sabe comecei a minha actividade como treinador sénior com apenas 30 anos e estes últimos 9 anos têm sido de aprendizagem, sinto que estou mais forte que à 8 anos atrás, mas isto de voltar aos grandes palcos depende de muitas coisas, dos objectivos do clube para a modalidade e de um forte investimento na modalidade, e como se sabe isso será difícil. Mas se tivesse condições para isso e o clube quisesse, sinto que estou preparado para isso.

A.S. - Em relação ás novas regras de jogo, acha que veio "beneficiar" o nosso tipo de hóquei?

A.P. - Apesar de ao inicio ter sido um bocado céptico com as novas regras, actualmente tenho uma opinião diferente, penso que estas novas regras vieram beneficiar o espectáculo dando mais liberdade ao jogadores mais tecnicistas e também a nível do treino, o trabalho dos treinadores ficou mais rico a nível táctico.

Claro que este é um ano de adaptação para todos. Mas para o Sesimbra as novas regras vieram beneficiar a nossa equipa, porque temos jogadores evoluídos tecnicamente e que podem decidir um jogo numa jogada individual, visto terem mais liberdade para isso.

A.S. - Como é aliar numa equipa a conjugação entre a experiência de uns com a juventude de outros?

A.P. - É fácil porque para mim não existem velhos e novos, mas sim uns com mais qualidades que outros. O que é preciso é haver respeito entre os jogadores e o treinador independentemente das minhas opções, mas felizmente tem havido esse respeito o que facilita as coisas.

A.S. - Com o decorrer das boas exibições e das vitórias, sente que o nosso clube tem condições para lutar até ao fim por uma promoção à 1ª. Divisão ou não pensa nessa possibilidade?

A.P. - Quando começamos a época sabíamos que a nossa equipa era uma equipa que podia lutar com qualquer uma, mas sabíamos que para isso ser possível tínhamos de trabalhar muito e também ter a felicidade de não ter lesões ao longo da época, felizmente isso tem acontecido.

É lógico que chegando a esta altura do campeonato colados ao 1º lugar, é normal pensarmos que a subida é possível, agora não estamos obcecados com isso, mas se tiver que ser não vamos dizer que não. Estamos preparados para isso.

A.S. - Em termo de conclusão e para finalizar esta entrevista, que mensagem de apelo deixa aos adeptos e simpatizantes do hóquei e do G.D. Sesimbra?

A.P. - A mensagem que eu deixo é que os adeptos e simpatizantes do hóquei, em especial os Sesimbrenses, compareçam os jogos e que apoiem a vossa equipa porque só com o vosso apoio o Sesimbra conseguirá atingir os seus objectivos.

Dirigimos os maiores agradecimentos ao Artur Pereira por ter aceite este nosso humilde pedido para que pudéssemos realizar esta entrevista, desejamos-lhe as maiores felicidades e que consiga obter inúmeros resultados positivos para o grande G.D. Sesimbra!!


O Adepto Sesimbrense.